sábado, 8 de fevereiro de 2020

ESTAMOS VIVENDO UMA NOVA ERA GEOLÓGICA?

Resultado de imagem para ESTAMOS VIVENDO UMA NOVA ERA GEOLÓGICA?

Há algum tempo já existem debates científicos, principalmente, entre geólogos e ambientalistas, sobre se podemos ou não rotular a época geológica atual, até então conhecida como Holoceno, com outro nome. Porém, um estudo publicado pela revista Science afirma que sim: o que vivemos atualmente pode ser considerado como uma nova época geológica, o Antropoceno! É indiscutível que nós humanos estamos alterando o planeta, incluindo vários processos geológicos.

Mas careciam comprovações formais de que essas atividades haviam sido suficientemente intensas para produzirem marcas estratigráficas (em camadas de rochas), possibilitando então a declaração de que o período que vivemos atualmente distingue-se do Holoceno. Para legitimar o novo termo uma extensa equipe liderada por Colin N. Waters avaliou “assinaturas” climáticas, biológicas e geoquímicas em sedimentos e amostras de acumulação de neve e gelo.

Segundo o grupo, o Antropoceno (do grego anthropos, homem) começou na metade do século 20, sendo a época posterior ao Holoceno, que começou há 11.700 anos, após a última grande era do gelo. As análises mostram que a atividade humana tem deixado marcas permanentes no planeta. Uma delas são os intitulados “tecnofósseis”: materiais como alumínio puro, concreto, plástico, partículas carbonáceas que provavelmente sobreviverão ao futuro. Outras mudanças geoquímicas estão sendo causadas pelo aumento no uso de pesticidas e fertilizantes.

Resultado de imagem para mudanças climaticas

Mudanças climáticas são outras marcas deixadas por nós. O aumento acentuado da emissão de gases como gás carbônico e metano, e, consequentemente, o aumento na temperatura global, podem ser visíveis em sedimentos, anéis de árvores, fósseis calcários ou na composição de gás atmosférico aprisionada em bolhas de ar em amostras de gelo. A temperatura global elevou-se de 0,6 ºC a 0,9 ºC de 1990 até o presente, e os níveis dos oceanos aumentaram 3,2 mm de 1993 até 2010.

Com relação às mudanças biológicas o panorama também apresenta mudanças pronunciadas. As taxas de extinção aumentaram muito no século 19. A agricultura, a pesca e as alterações em populações animais e vegetais causadas por espécies invasoras (transportadas pelos humanos) reconfiguraram permanentemente a trajetória biológica da Terra. A formalização do termo é uma questão complexa e vai muito além de uma alteração restrita à comunidade científica, expressa a rapidez, intensidade e enormes proporções das mudanças no sistema terrestre causadas pela humanidade, dando mais seriedade e alertando para o futuro.

Fonte: Science.

God bless you!
See you later. Take care!


10 comentários:

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

  Por ocorrência do aumento da população mundial e, consequentemente, a busca pela sobrevivência e melhoria na qualidade de vida dos seres v...