sábado, 9 de fevereiro de 2019

PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA DE PROVA

criança lendo


Hello my friends, meus queridos, minhas queridas, amigos e amigas. Tudo bem com vocês? Neste momento quero, com a sua permissão, comentar um pouquinho com todas e todos uma estratégia, às vezes simples, que pode ser muito eficiente e dar uma virada de jogo, para os estudantes na hora da sua provinha do Enem ou quaisquer vestibulares da vida.

Então, primeira coisa, quando chegar lá, na hora da prova, é necessário, lembrar-se de um fator que é muito difícil de controlar, que é o nervosismo. Você vai estar nervoso, nervosa. Vamos ter momentos que entramos em desespero. O vestibulando é àquele estudante que quando chega na hora da prova fica estranho.

Resultado de imagem para anxiety in s.a.t

Não sabe, direito, o que está acontecendo, até chegar no instante de entrar na sala, o fiscal, pede o seu RG e nem sabe o seu nome direito. E quando senta na carteira começa a querer decorar o seu RG e começa a contestar se você é você mesmo. Oh dó! Daí, então, fazemos umas coisas meio loucas nesta hora. Então o ponto importante para esse momento é: RESPIRA! Você precisa estar na hora um pouco mais tranquilo, tranquila. Agora eu posso te garantir isso não é fácil!

Você vai sentir muita dificuldade, esse momento de você conseguir respirar é quase que um sacrifício gigantesco. Mas é importante tentar! Eu diria que, desde agora, já comece a se concentrar para que tenha uma boa prova e para que você não entre em desesperos.

Right guys, o fiscal liberou a prova, começou... Se você sentir que não está pronto para começar a prova, não começa! Dar um tempo, nem abra o caderno de prova, deixe-o quietinho. Tome uma água, fica tranquilo, tranquila. Na hora que você sentir-se confortável abre essa prova. Torço muito para que isso não aconteça daqui às cinco horas. Mas começa sua prova a partir de então.

Nesse momento, você, vai começar a resolver as suas questões. Uma dica importante: pule questões. Isso, aí, deixa muita gente incomodada. – “ eu estou pulando questões, My God... eu tenho que resolver tudo”. Te garanto não é assim que a gente mata uma prova no tempo. Você fazer uma prova, um vestibular ou Enem é fundamental você:

1) Ter um conhecimento mínimo;
2) Ter estratégias para fazer a prova;
3) Ter maturidade, sabedoria, quando uma questão estiver fazendo você demorar muito tempo nela;
4) Perceber, quando encontrar, uma questão mais enroscada. Neste caso, você classifica como um pouco mais difícil. Pula essa questão;
5) Você tem que resolver as questões, na hora, fáceis.

É importante lembrar que as questões médias vão te dar um pouco mais de enrosco, mas você vai saber fazer. As questões difíceis, eu te garanto uma coisa, você estudou, se ela é difícil para você, ela também é difícil para os outros. Então, pula essas questões e vai resolver as mais fáceis.

Menciono, também, para você que vai prestar o Enem que, nesse exame, o sistema de pontuação não é como qualquer outra prova. Não adianta você ir para o Enem pensando – “há eu acertei 120 testes, eu tenho 120 pontos!” Não faça isso. Cada questão no Enem tem um critério de pontuação independente uma da outra. As questões do Enem são testadas, tem um grau de dificuldades, já sondados, já descobertos, apenas pelo pessoal do INEP-MEC, e só eles sabem quanto vale cada questão. Isso significa que se você começa a chutar questão, possivelmente você terá que chutar questões que valeriam muitos pontos.




Daí, você, fica se perguntando: como é que eu vou saber quais são as questões que tem maior pontuação?

Não precisa saber isso, o que você tem que saber é o seguinte:

Seja coerente! Questões fáceis, o Enem, espera que os estudantes resolvam. Questões difíceis, o Enem, espera que pouquíssimas pessoas resolvam.

Se você na hora da prova, do Enem, errar questões fáceis e acertar questões difíceis, o que o sistema de pontos, do Enem, vai entender? Que você chutou naquela prova! Uma pessoa que erra questões fáceis e acerta as difíceis isso não é coerente. Por isso a sua nota final é baixa.

E, agora, o que acontece por um acaso, se você é uma pessoa que acerta as questões fáceis e erra as difíceis, o que o Enem vai entender? É uma pessoa que está seguindo com coerência. Porque você tem o dever de acertar as questões fáceis e por outro lado é normal errar as questões difíceis. Com isso, nesse cenário, acertando as questões fáceis, algumas médias e até errando as difíceis a sua pontuação é maior do que alguém que fez o mesmo número de acertos, só que de forma incoerente (acertando as difíceis e errando as fáceis).

EU TE PROÍBO A FICAR MAIS DO QUE 4 OU 5 MINUTOS EM UMA QUESTÃO!

Fonte: ultrafuncional.place

Na hora da prova não é somente conhecimento a ser apresentado. Na hora da prova é muita estratégia. É uma realidade entre RENDIMENTO e TEMPO. Pensando nisso, eu tenho uma nova proposta para você. Vamos colocar matérias chaves em momentos crucias. Isso significa resolver a prova com a disciplina que te motiva mais, para aquecer, acalmar e preparar você para o auge da prova. Quando pratica essa dica você pode produzir endorfinas e, consequentemente, seu corpo vai ficar mais pronto para desafios maiores. Logo depois passamos para a disciplina um pouco mais desafiadora, não é aquela que você tem mais dificuldades. Depois fale com o seu cérebro e diz queridinho da minha cabeça você é genial e agora merece uma água, ou biscoito água e sal rsrsrsrs... Diante disso, você vai intercalando matérias motivadoras e matérias desafiadoras.

God bless you!

46 comentários:

  1. Muito obrigada, por escrever esse artigo esclarecedor que nos ajuda bastante!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho um orgulho desse professor. Arrasa demaissss !! ❤️

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho muito orgulho desse professor. Ele é um exemplo pra nós😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  4. Ele mim orgulhar cada vez mais👏👏👏
    Gostei muito

    ResponderExcluir
  5. Irmão parabéns por ser esse professor q sempre passa exmplo maravilhosos pro seus alunos .

    ResponderExcluir
  6. Professor nosso mestre orgulho de ser sua aluna um grande amigo conversa muito com todos e se preucupa se emportar com o próximo ao seu redor quando crescer quero ser como o senhor professo ����

    ResponderExcluir
  7. Um professor inexplicável incrível com muita sabedoria com pensamentos diferentes muito sábio e um exemplo de vida de sabedoria tudo de bom meu professor preferido que deus conserve essa forma que você trata todos inguais. Sucesso sempre com esse carisma

    ResponderExcluir
  8. Professor, arrasa sempre! Parabéns e obrigada por esta nos ajudando!! 😍

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou eu quem agradeço, por a sua visita ao nosso blog! Um grande abraço!

      Excluir
  9. Respostas
    1. Olá, Carlos Henrique, você é quem arrasa! Um forte abraço meu, querido, amigo!

      Excluir
  10. Este professor foi muito especial para mim,obrigado professor....

    ResponderExcluir
  11. Que Deus ilumine o seu caminho cada vez mais. O senhor merece tudo de melhor! 🙏❤

    ResponderExcluir
  12. Quanto orgulho! Sou grata por ter sido a sua aluna e por todos os ensinamentos que o senhor me proporcionou. Que Deus abençoe grandemente sua vida. O senhor é um grande exemplo!

    ResponderExcluir
  13. Muito obrigado, querida, amiga, Carol! Gratidão!

    ResponderExcluir
  14. Sou grata a deus por ter vc vida com irmao e Professor q seria de nós sem Vc

    ResponderExcluir
  15. O professor sempre arrasando!Muito obrigada professor suas dicas ajuda bastante.

    ResponderExcluir
  16. Professor, você é sensacional, uma pessoa incrível e iluminada.

    ResponderExcluir
  17. Muito obrigada!Tenho certeza de que o senhor é excepcional!

    ResponderExcluir
  18. Somente verdades! Que conteúdo excelente! Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  19. Tem que respeitar um mestre desse!❤❤❤

    ResponderExcluir

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

  Por ocorrência do aumento da população mundial e, consequentemente, a busca pela sobrevivência e melhoria na qualidade de vida dos seres v...