quinta-feira, 15 de agosto de 2019

ALGUNS FATOS FANTÁSTICOS SOBRE AS ORQUÍDEAS

Resultado de imagem para as orquídeas mais lindas do mundo

As orquídeas estão entre as flores mais apreciadas pelas pessoas. A paixão por essas plantas é tanta, que muitos amantes delas se reúnem em grupos de discussão, cultivam e selecionam variedades (uma mais bonita que a outra)! Saiba a seguir, mais algumas curiosidades sobre as mais lindas e fantásticas orquídeas do mundo!

Resultado de imagem para Grammatophyllum speciosum

1) O tamanho das orquídeas varia de acordo com a espécie. A maior orquídea do mundo é a Grammatophyllum speciosum, cujo pseudobulbo pode chegar a 2,5 metros de altura, além de crescer em grupos que podem pesar até 1 tonelada! Já a menor orquídea do mundo é uma que cresce no Brasil, descoberta em Florianópolis, a Campylocentrum insulare não chega a medir 2 milímetros.

Resultado de imagem para "Campylocentrum insulare"

2) As formas das orquídeas variam muito! Sua diversidade gigantesca permite que se encontrem orquídeas em diferentes ambientes do planeta. Orquídeas de lugares secos têm folhas cobertas por cera, e as de clima úmido geralmente têm folhas longas e finas. Algumas orquídeas nem têm folhas e em vez de produzirem açúcar, se utilizam de fungos em suas raízes que vão parasitar alguma outra planta.

3) As orquídeas podem crescer no solo ou serem epífitas, ou seja, quando crescem se apoiando em outra superfície, sem que a raiz tenha que tocar o solo.

4) A ligação entre orquídeas e insetos pode fazer algumas loucuras evolutivas! Certas espécies de orquídeas são especializadas em receber a visita de uma única espécie de inseto. Pode ser uma abelha, mariposa ou até outro animal polinizador. Flores de orquídeas têm tubos de néctar bem compridos e específicos para determinados animais. Outras flores mimetizam abelhas para atrair uma determinada espécie que realize a polinização.

5) Cada orquídea vai produzir milhões de minúsculas sementes, sendo que poucas irão germinar. As sementes de orquídea são diferentes das de outras plantas, não tendo uma reserva de energia (endosperma). Além disso, para germinar, precisam que um fungo já esteja crescendo na semente, para assim formar o manto das raízes que irá ajudar na fixação e nutrição da orquídea.

Resultado de imagem para Vanilla planifolia

6) As pessoas usam as orquídeas para muito mais que apenas apreciar as suas flores. Substâncias são isoladas delas para produzir perfumes, temperos e também são utilizadas na medicina tradicional chinesa. A baunilha, por exemplo, é o fruto de uma orquídea, a Vanilla planifolia.

Fonte: Flower Web.

God bless you!
See you later. Take care!

6 comentários:

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

  Por ocorrência do aumento da população mundial e, consequentemente, a busca pela sobrevivência e melhoria na qualidade de vida dos seres v...