A
educação ambiental está ligada às boas práticas aplicadas nos ecossistemas da
Terra. Essas apresentam fatores fundamentais para realização da
sustentabilidade e, consequentemente, uma nova forma de interagir com o meio
ambiente. Ao longo da evolução humana, nos primórdios, as evidências vêm
mostrar que os seres humanos, no início usavam apenas o suficiente da natureza
à sua sobrevivência. Entretanto, na situação atual, o sistema de convivência
dos seres humanos e o meio ambiente está em crise, porque os descasos com as questões
ambientais deixam nítido a grande problemática a ser resolvida ainda neste
século.
A
disciplina Educação Ambiental é uma ciência nova no cenário das ciências
ambientais. Não custa dizer que seu marco inicial teve forte impulso em decorrência
das ideias da bióloga, Rachel Carson, pioneira na luta contra a poluição
causada principalmente por pesticidas e também levantava a bandeira da
importância da natureza sustentável. Além disso, Carson enfrentou muitos
desafios por ser mulher. Os esforços e a coragem dessa pesquisadora resultaram
em vários frutos para a sociedade, como por exemplo, logo depois da publicação
do seu livro "Primavera Silenciosa em 1969", apresentando inúmeros
estímulos em participação de discussões sobre o tema meio ambiente e o surgimento
do desenvolvimento sustentável.
Muitos elementos foram cruciais para o despertamento voltado para a responsabilidade de cada indivíduo na participação da sustentabilidade perante a vulnerabilidade da Terra e seus viventes aos ataques exponenciais de poluição de solos, água, ar, e assim por diante. Provocando assim o desencadeamento de efeitos extremamente nocivos aos sistemas ecológicos que apresentam recursos naturais finitos e a falta desses podem inviabilizar a vida na Terra.
Nas últimas décadas a população mundial, de animais humanos, está crescendo de forma muito rápida, tem demandado por recursos naturais para à sua sobrevivência. Isso tem causado preocupação, no que diz respeito, a preservação e conservação dos elementos bióticos e abióticos. Concernente a isso, o meio ambiente conta com o objetivo de implementação de políticas ambientais que possam garantir que as gerações futuras sejam, também, beneficiadas com esses recursos, grandes eventos internacionais como a conferência de Estocolmo e a de Paris, chamaram a atenção da população global quanto à questão ambiental no Planeta. Com isso, muitos países passaram a participar de grupos que priorizavam a melhoria da interação dos seres humanos com o meio ambiente e o comprometimento à mitigação de poluentes nos ecossistemas.
Portanto,
diante dos movimentos que envolvem a educação ambiental, o Brasil tem buscado
priorizar políticas públicas e aprimoramento nas legislações ambientais
vigentes do país, a favor da sustentabilidade, influenciadas, principalmente,
pela Agenda 21e a Eco 92. Isso tem ajudado à consolidação do movimento
ambientalista e da educação ambiental no território brasileiro, partindo da
necessidade de mudanças nos velhos hábitos de destruição da biosfera. Diante
disso, analisa-se que as relações interespecíficas e intraespecíficas nos ecossistemas
precisam ser sustentáveis com a presença de uma visão holística para
aproveitamento da oportunidade de preservação da biodiversidade.
God bless you!
See you later. Take care!
Com certeza é um problema que precisa ganhar ênfase para ter alguma solução, infelizmente estamos matando a nós mesmos.
ResponderExcluirVerdade, Jardel! Obrigado!
ExcluirObrigado Dr. Wan!
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