Quem
nunca se alegrou ao reencontrar uma pessoa querida? Ou então teve medo diante
de um barulho estranho? Cada situação desperta um tipo de emoção. E em nosso
corpo essas emoções despertam uma série de reações. Mas, quem diria, os
responsáveis por essas respostas são processos bioquímicos ativados por nosso
cérebro. Quando sorrimos, choramos, nos arrepiamos... No corpo estão ocorrendo reações
químicas e descargas elétricas que induzem tais sensações.
O
funcionamento do cérebro humano é regulado por um complexo sistema de
comunicação. Trata-se de um sistema altamente especializado, gerenciado por um órgão
central: o cérebro. É ele que está no comando. Dentro dele há uma pequena (mas
importante!) região chamada hipotálamo, por onde passam informações sobre o
estado geral do nosso corpo. Cada situação que vivemos ativa essa e outras
áreas do cérebro, que disparam informações capazes de atingir o corpo inteiro.
Para
distribuir seus comandos, o cérebro usa substâncias químicas que atuam como
mensageiras: os hormônios e os neurotransmissores. Hormônios são substâncias
que ajudam na regulação das mais diversas funções do organismo, tais como: o
crescimento, o desenvolvimento e a reprodução. Como se não fosse o bastante,
eles ainda despertam uma variedade imensa de sensações físicas. Já os
neurotransmissores são moléculas que passam informações entre os neurônios e
desencadeiam efeitos, como o prazer, a dor e o apetite.
AÇÃO
E REAÇÃO: OS SENTIDOS CAPTAM, O CÉREBRO REGISTRA E COMANDA O CORPO
O
cérebro é extremamente complexo. Em um adulto, contêm cerca de 100 bilhões de neurônios,
responsáveis pela condução de impulsos nervosos, que garantem a comunicação
entre partes do corpo. O cérebro também controla comportamentos, através da
liberação de neurotransmissores e hormônios que produzem as mais diversas reações
às situações vividas.
HIPOTÁLAMO
Controla
o metabolismo e as funções vitais, como temperatura do corpo e pressão sanguínea.
Ativa a hipófise, que, entre outras funções, regula a produção de hormônios.
CÓRTEX
É
responsável pela memória, linguagem, pensamento e atenção. Recebe estímulos
sensoriais e sincroniza outras partes do cérebro produzindo movimentos
voluntários.
AMÍGDALA
CEREBRAL
Comunica-se
com outras partes do cérebro ativando reações fisiológicas ligadas às emoções. Avalia
riscos e nos torna mais cautelosos. Está ligada ao sentimento de raiva e medo.
SINAPSES
Locais
de contato entre as células cerebrais (neurônios). É nas sinapses que ocorre a transmissão
de impulsos nervosos de uma célula a outra, permitindo a comunicação neuronal.
GLÂNDULAS
Existem
várias delas espalhadas pelo corpo. Algumas produzem hormônios. Quando se trata
de emoções, destacam-se duas: a hipófise (localizada no cérebro) e a
suprarrenal (localizada no abdome).
ALEGRIA
Traz
sensação de bem-estar e relaxamento. A expressão facial se suaviza e emergem os
sorrisos. Tudo parece bom aos olhos de quem está contente. Quando algo nos
deixa feliz, são liberadas substâncias como serotonina, endorfina e dopamina.
TRISTEZA
Muitas
vezes acarreta desânimo, irritabilidade e sensibilidade aflorada. Dá vontade de
chorar ou de ficar quietinho. E a vida parece perder a graça. Tem relação com a
deficiência de serotonina e aumento na produção de cortisol, o hormônio do
estresse.
RAIVA
Provoca
contrações dos músculos (o rosto fica franzido) e acelera o batimento cardíaco.
A pessoa perde a paciência e tende a agir intempestivamente. Está associada à
liberação de cortisol, adrenalina e noradrenalina e também à deficiência de
dopamina.
MEDO
Altera
o ritmo do coração, a respiração e a movimentação do trato gastrointestinal (daí
a famosa dor de barriga). Quando é muito forte, paralisa. Está relacionado a
altos níveis de cortisol, adrenalina e noradrenalina no organismo.
DESENVOLVIMENTO
O
cérebro atravessa várias fases ao longo da vida, durante as quais suas funções passam
por um processo de amadurecimento. A primeira atividade elétrica do cérebro ocorre
entre a 5a e a 6a semana de gravidez. Na 10a
semana, nascem cerca de 250 mil neurônios por minuto. Uma criança tem o dobro
de conexões neuronais no cérebro do que a média apresentada por um adulto.
Nessa fase, ela aprimora capacidades motoras e cognitivas, como a linguagem.
ADOLESCENTE
Durante
a adolescência, desenvolvem-se partes do córtex frontal que controlam decisões e
a impulsividade. Neurônios pouco utilizados pelo cérebro são descartados.
ADULTO
Estudos
indicam que o auge do desempenho cerebral se dá na idade adulta. Já o momento
em que se inicia o declínio é difícil de ser determinado - ele varia de pessoa
para pessoa.
IDOSO
Ao
longo da vida, o cérebro acumula um tanto de conhecimento. À medida que o corpo
envelhece, no entanto, o ritmo de surgimento de neurônios diminui.
CONSIDERAÇÕES
FINAIS
Gerenciando
mais de cem tipos de hormônios, o cérebro regula o corpo e define humores. Sendo
assim, somos controlados por diversas vias que trabalham à manutenção da vida e
suas complexidades. Isso mostra o quanto você é importante! Enquanto você trabalha,
estuda, dorme, passeia, o seu corpo junto ao cérebro, mantem a sua existência.
Por isso, o escritor, irlandês, Oscar Wilde disse: “viver é a coisa
mais rara do mundo”.
God
bless you!
See
you later. Take care!
Simplesmente maravilhoso,obrigado professor.
ResponderExcluirSou quem agradeço! Obrigado!
ExcluirComo sempre, conteúdo excelente! Muito obrigado!
ResponderExcluirMuito obrigado meu amigão!
ExcluirInformações precisas,detalhamentos e busca de espalhar conhecimento,o senhor sabe com maestria!
ResponderExcluirGlória a Deus! Obrigado!
ExcluirRealmente muito bom profesor!������
ResponderExcluirObrigado! Felicidades!
ExcluirExcelente texto. 👏👏☺
ResponderExcluirObrigado!
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